Acaba de se inscrever para o primeiro concurso da sua vida? Ou vai prestar pela primeira vez o exame desenvolvido por uma nova banca organizadora? Começar a estudar do zero pode até parecer assustador à primeira vista, mas com um pouco de organização, você certamente vai conseguir se preparar e conquistar sua aprovação — a gente promete!
Para começar, criamos este artigo para te mostrar em detalhes como estruturar seu cronograma de estudos, não importa qual concurso vai prestar. Olha só algumas das perguntas que vamos responder aqui:
- Como começar do zero a estudar para concurso?
- Como posso estudar para concurso público sozinho?
- Qual é a forma correta de estudar para concurso?
- Qual é o segredo para passar em um concurso público?
Fica com a gente até o fim: antes de você ir embora, deixaremos uma dica excelente de ferramenta para você começar a estudar para concurso do zero! Bora?
Como começar do zero a estudar para concurso?
O primeiro passo para começar a estudar do zero para um concurso é ler o edital com atenção. Nesse momento, você precisa checar quais disciplinas serão exigidas e descobrir qual prova será aplicada — se é objetiva, discursiva ou prática. Somente com essas informações em mãos você vai conseguir criar um plano de estudos que realmente funcione.
Depois disso, algumas dicas que vão te ajudar nessa missão incluem:
- Entenda o estilo da banca organizadora;
- Encontre provas anteriores do concurso;
- Defina um cronograma de estudos realista;
- Organize os estudos por disciplina e grau de dificuldade das questões;
- Estude com questões comentadas;
- Faça revisões e um simulado geral.
Notou que essas orientações são bem práticas? Agora, vamos dar uma olhada no que fazer exatamente em cada uma delas.
Entenda o estilo da banca organizadora
Antes de tudo, saiba que cada banca organizadora de concursos tem um estilo próprio de questões. Por isso é que as dinâmicas das provas variam bastante, e o ideal é que você se prepare para o seu edital especificamente.
Para ter ideia, existem bancas famosas por compilar majoritariamente questões de múltipla escolha. Outras gostam de incluir “pegadinhas” nos enunciados. Algumas focam bastante na interpretação de textos e respostas discursivas. Se você está começando a estudar do zero, o ideal é que estude seguindo o direcionamento certo.
Encontre provas anteriores do concurso
A melhor maneira de se preparar adequadamente para um concurso específico é praticando por meio de questões que já foram parte das provas reais. Assim, além de estudar o conteúdo, você entende a dinâmica do exame, especialmente no que diz respeito ao estilo da banca organizadora.
Nesse momento, é importante que você busque fontes confiáveis, para garantir que tem em mãos questões que realmente foram parte das provas, desde as mais antigas, até as mais recentes.
Defina um cronograma de estudos realista
Tentar estudar por longas horas a ponto de sentir cansaço demais para absorver o conteúdo não vai te ajudar a aprender. Da mesma maneira, definir um cronograma que não faz sentido para a sua realidade com certeza vai terminar em frustração. Quando for planejar seu cronograma de estudos, especialmente se você está começando do zero, leve em consideração sua rotina atual, os compromissos que já tem e o tempo disponível para estudar. Não se esqueça: o descanso também é parte do processo e serve para que o seu cérebro fixe de verdade o conteúdo das questões!
Organize os estudos por disciplina e grau de dificuldade das questões
O conteúdo programático dos concursos normalmente mescla diferentes frentes e áreas de conhecimento.
Embora as matérias específicas sejam distintas de um para o outro, em geral temos questões de conhecimentos gerais, língua portuguesa, habilidades técnicas e redação. Como a quantidade de perguntas é grande e como o grau de dificuldade é variável, o melhor que você pode fazer é organizar seus estudos a partir dessas categorias.
Estude com questões comentadas
Questões comentadas não servem apenas para te dar a resposta certa, mas também para explicar a lógica e a interpretação por trás de uma questão. Em vez de simplesmente saber qual alternativa estava correta, por exemplo, você tem a chance de entender por qual razão as demais estavam erradas.
E tem mais: ferramentas do tipo te ajudam a identificar “pegadinhas” nos enunciados e a praticar um pensamento mais analítico na hora de ler as questões. É, ao mesmo tempo, uma maneira de aprender de verdade o conteúdo e ainda se preparar para a dinâmica do exame.
Faça revisões e um simulado geral
Separe uma parte do seu tempo para revisar questões que você errou anteriormente. Antes disso, aproveite os vídeos das questões comentadas para anotar pontos importantes e informações que vão ser úteis para entender o conteúdo e te ajudar a obter um desempenho melhor na hora do simulado geral.
Esse simulado, inclusive, é importante para você avaliar como gerencia o tempo na hora da prova e qual sua estratégia respondendo as perguntas. Embora a maioria dos editais estabeleça um aproveitamento mínimo de 70% para a aprovação dos candidatos, o ideal é que você pratique para obter uma nota maior do que essa, para ter uma boa margem de segurança no dia do exame.
Como posso estudar para concurso público sozinho?
Para estudar para um concurso por conta própria, essas técnicas vão fazer toda a diferença na organização da sua rotina de estudos e no seu desempenho:
- Faça uma lista personalizada de prioridades;
- Estabeleça metas SMART e micro-tarefas diárias;
- Use metodologias específicas para estudar;
- Alterne estudos e revisões;
- Faça uma análise integral do seu simulado geral.
Na prática, tudo isso é mais simples do que parece e nós vamos te mostrar o porquê.
Faça uma lista personalizada de prioridades
Quem estuda para um concurso naturalmente quer direcionar o tempo e os esforços para os temas que vão resultar em mais acertos. Para isso, você deve organizar as questões a serem estudadas em:
- Importância das matérias (ou seja, qual o peso delas no edital);
- Dificuldade pessoal (quais são mais fáceis ou mais difíceis para você?);
- Frequência com que as questões aparecem nas provas da banca organizadora em questão.
Essa tarefa de categorização vai economizar o seu tempo e te ajudar a saber por onde começar a estudar.
Estabeleça metas SMART e micro-tarefas diárias
Simplesmente dizer que “precisa estudar mais” ou “tem que revisar tal matéria” é muito abstrato e não te leva a lugar nenhum. É para resolver esse problema que sugerimos a metodologia SMART, que define que uma meta precisa ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
Não entendeu a lógica? Nós explicamos como isso é feito na prática:
- Específica: em vez de “estudar o mercado financeiro”, defina exatamente o que será estudado. Ou seja, prefira algo como “ler e esquematizar o tópico sobre investimentos”;
- Mensurável: coloque um número que seja possível de medir, como “resolver 15 questões sobre o tema”;
- Atingível: estabeleça metas que sejam realmente compatíveis com sua rotina. Se tem 2 horas livres no dia, não adianta prometer estudar 3 matérias completas;
- Relevante: dê prioridade para conteúdos que pesam no edital ou que são seus pontos fracos;
- Temporal: fixe prazos claros, como “até sexta-feira revisar 3 capítulos de Português e atingir 80% de acertos no simulado parcial”.
Quanto às micro-tarefas diárias, a ideia é que você quebre uma meta grande (estudar o sistema financeiro, por exemplo), em tarefas menores e mais fáceis de finalizar (responder questões de renda fixa hoje e de renda variável amanhã, vamos supor).
Use metodologias específicas para estudar
Agora é o momento de aprender algumas técnicas para melhorar o seu foco e absorção de conhecimento. Nossas sugestões são:
- Feynman: explique conceitos em voz alta ou por escrito como se estivesse ensinando alguém. Enquanto isso, identifique e anote pontos de dificuldade para trabalhar neles depois;
- Pomodoro: estude por 25 minutos com foco intenso, depois faça uma pausa de 5 minutos. Esse é um método clássico para melhorar a concentração;
- Método Cornell: para anotar com eficiência, faça anotações em uma coluna (à direita) e crie palavras-chave/perguntas na coluna da esquerda, com um mini-resumo logo abaixo. No dia seguinte, use esse material para fazer uma revisão.
Alterne estudos e revisões
Em vez de apenas distribuir matérias a serem estudadas pela semana, organize o seu estudo em ciclos.Isso significa reservar blocos de tema para serem percorridos em sequência, sempre alinhados à sua rotina. Inclusive, essa é uma boa alternativa para quem tem horários mais instáveis.
Aqui, cabe ainda incluir revisões espaçadas do conteúdo, que podem acontecer no mesmo dia, depois de 3 dias, depois de uma semana, ou depois de um mês.
Atenção: quando for organizar essas tarefas, considere o dia do concurso. Idealmente, é melhor que você reserve o dia anterior à prova para relaxar.
Faça uma análise integral do seu simulado geral
Além de um simulado geral no fim dos estudos, vale a pena fazer simulados parciais também, sempre simulando o tempo real de prova também. Depois de cada um deles:
- Analise seus erros com profundidade (não apenas veja o gabarito, mas entenda o porquê do seu erro);
- Replaneje os estudos, adicionando reforço nas áreas falhas;
Use questões comentadas para acelerar o seu processo de compreensão sobre o conteúdo e sobre os próprios erros.
Qual é a forma correta de estudar para concurso?
Embora cada pessoa tenha seus próprios métodos de estudo, ainda assim algumas orientações fazem a diferença no resultado final, como personalizar o cronograma de acordo com o edital e fazer uma revisão ativa dos erros que cometer pelo caminho.
A primeira recomendação serve para que você não perca tempo estudando matérias que não vão cair na prova e para dar aquele esforço extra nos assuntos que mais pesam na nota final. A segunda, por sua vez, vem para assegurar que você realmente aprenda o conteúdo e, consequentemente, tenha um concurso mais tranquilo e com muito mais chances de aprovação.
Explicar conteúdos em voz alta, fazer resumos, fazer revisões periódicas e estudar com questões comentadas são algumas das formas mais eficazes de estudar por conta própria para um concurso, mesmo que esteja começando do zero.
Qual é o segredo para passar em um concurso público?
Alguns fatores-chave vão te ajudar a conquistar a sua aprovação em um concurso público, olha só:
- Estudo ativo: só ler o conteúdo não adianta! É preciso praticar, revisar os erros, refrescar a memória de tempos em tempos, assistir vídeos, fazer resumos e tudo o mais que servir para exercitar seu cérebro;
- Cronograma realista: tentar dar um passo maior que a perna só vai servir para gerar frustração. Prefira incluir os estudos na sua rotina de uma forma que faça sentido e que não te leve à exaustão;
- Uso de questões comentadas: aprender com quem entende do assunto é sempre uma mão na roda. Além disso, mais do que apontar as respostas certas, esse tipo de ferramenta te ensina a raciocinar de forma mais eficiente e analítica;
- Absorção intercalada de conteúdo: em vez de estudar uma matéria inteira de uma vez, intercale outros temas para que a sua rotina de estudos seja mais leve;
- Análise dos padrões da banca organizadora: observe não só os assuntos mais recorrentes, mas também o tipo de pegadinha ou forma como as alternativas são formuladas. Isso ajuda a “decodificar” a prova antes de responder.
Comece a estudar do zero com a gente
Olha só: somos a única plataforma com 100% das questões comentadas em vídeo, compilando 10 anos de provas dos principais concursos bancários do país. Ainda não nos conhece? Então, muito prazer:
E tem mais: o cadastro é gratuito e, se juntando a nós, você acessa as questões comentadas quando e onde quiser, além de aproveitar recursos que vão te ajudar na sua rotina de estudos, como ferramentas de análise de desempenho. Bora ser aprovado?
Deixe um comentário