Prestou um concurso e está naquela fase de esperar ansiosamente pelo resultado? A gente te entende! Por isso, criamos esse guia rápido de como descobrir se a sua aprovação chegou.

Olha só algumas das dúvidas que vamos responder aqui:

  • Como saber se fui aprovado em algum concurso público?
  • Quais são os canais oficiais para consultar o resultado do concurso?
  • Existe uma forma automática de receber o resultado do concurso?

No final, ainda deixamos uma dica extra para quem ainda tem outros concursos pela frente e precisa se preparar.

Como saber se fui aprovado em algum concurso público?

Para saber se você conquistou sua aprovação em um concurso público, você pode consultar o site oficial da banca organizadora ou o Diário Oficial da União, e do respectivo órgão.

Importante: embora algumas comissões organizadoras enviem informações sobre aprovação para o e-mail ou o endereço cadastrados na inscrição, essa não é uma prática de todas. Ou seja, é sua responsabilidade ir atrás dos resultados.

Presta atenção nessas dicas para não deixar passar sua aprovação:

  1. Leia o edital para saber os detalhes do processo de aprovação. Em alguns concursos, há outras etapas antes da nomeação e é seu dever estar a par disso para não perder sua vaga;
  2. Acompanhe os prazos da nomeação. Afinal, você talvez não receba um e-mail te dando parabéns pela conquista. Para dar continuidade ao processo em caso de aprovação, é obrigatório estar de olho nas atualizações dos sites relacionados;
  3. Na dúvida, acompanhe com frequência o Diário Oficial. Essa é a fonte mais confiável para não perder as atualizações depois do exame.

Dica de ouro: se você for nomeado no Diário Oficial, terá cerca de 30 dias para apresentar os documentos listados no edital e tomar posse do cargo. Como alguns desses documentos podem levar alguns dias para ficarem prontos, recomendamos que você já comece a reunir tudo com a maior antecedência possível.

Como saber se você vai ser convocado?

A melhor maneira de acompanhar sua convocação é pelo site do Diário Oficial. O mais importante é que você não espere que os resultados do concurso prestado chegar no seu endereço ou no seu e-mail: é preciso checar ativamente o andamento do processo todo.

Às vezes, acontece de você passar na prova e ainda assim não ter certeza sobre a convocação, por conta de fatores como número de vagas disponíveis, realidade do município em questão e o quadro real de cargos vagos

Para tirar todas as suas dúvidas, explicamos abaixo como as convocações funcionam. Olha só:

Cargo e a realidade do município ou órgão

O número de vagas do edital nem sempre reflete a real necessidade do órgão. Por exemplo, se uma prefeitura de cidade pequena oferece apenas uma vaga para engenheiro, dificilmente vai convocar além disso, porque a demanda não é grande. 

Já em cidades maiores, alguns cargos podem ter alta rotatividade. Nesse caso, mesmo quem ficou em posições bem distantes (como 200º lugar em um concurso com apenas 10 vagas iniciais) tem chances de receber uma convocação, justamente pela grande demanda.

Postura da gestão pública

Outro ponto decisivo é a política de cada gestor em relação a concursos. Há prefeituras e órgãos que emitem menos convocações e acumulam cargos vagos. Em outros lugares, há concursos frequentes, e os aprovados são chamados bem acima do número previsto no edital. 

Na dúvida, sugerimos acompanhar a postura de prefeitos, governadores e dirigentes — e até sindicatos e Ministério Público — para entender o cenário local.

Quadro real de cargos vagos

O fator mais objetivo para avaliar suas chances é o quadro de cargos ocupados e vagos. Esse dado mostra quantas vagas estão realmente disponíveis no órgão. Em instituições maiores (como universidades, governos estaduais e polícias), essas informações costumam ser públicas e fáceis de consultar. 

Esse levantamento é bastante útil porque talvez o edital não mostre todas as vagas que o órgão precisa, apenas uma parte. Imagine um concurso para administrador com 1 vaga no edital, mas o quadro mostra que 50 já estão ocupadas e só 1 está livre. Se você ficou em 10º lugar, só será chamado se houver exonerações, aposentadorias ou se o órgão decidir ampliar o quadro de servidores. Ou seja, sua convocação depende não só do edital, mas também do funcionamento real do órgão.

Quais são os canais oficiais para consultar o resultado do concurso?

Na hora de consultar os resultados do concurso que você prestou, prefira estes canais:

  • Site da banca organizadora do concurso;
  • Diário Oficial da União ou dos estados/municípios;
  • Portais oficiais dos órgãos responsáveis pelo concurso;
  • Sistema de concursos da empresa que você acompanha (se aplicável).

Atenção: por falta de organização ou quando há alguma ação judicial em aberto, pode ser que um órgão não cumpra os prazos do edital. 

Se o tempo decorrido entre a aprovação e a nomeação for muito longo (meses ou anos), o órgão passa a ser o responsável por informar os candidatos nomeados. Isso porque a lei determina que é inviável que uma pessoa acompanhe diariamente o status de um cargo quando o processo se torna longo demais. 

Por via das dúvidas, reforçamos que você preencha com atenção sua ficha de inscrição para concurso público, já que o órgão pode precisar te contatar por meio das informações preenchidas (endereço, telefone, e-mail etc.).

Se o órgão estiver realizando o processo dentro dos prazos estabelecidos pelo edital, então não se esqueça de que a responsabilidade de acompanhar os resultados no site do Diário Oficial é sua.

Existe uma forma automática de receber o resultado do concurso?

Não existe um sistema automático que envie resultados de concurso para os candidatos

O mesmo vale para o processo de convocação e envio de documentos para assumir um cargo: é necessário que você acesse o site do Diário Oficial por conta própria para checar o andamento das nomeações.

Precisa se preparar para outros concursos? A gente te ajuda!

Passe de primeira nos concursos que você prestar! Estudando com a TopConcursos você tem a oportunidade de acessar questões comentadas em vídeo, baseadas nas provas dos últimos 10 anos dos principais concursos bancários do país. Topa conhecer?

Sabia que somos a única plataforma que te dá essa ajuda? Com a gente, você estuda com método, quando e onde quiser. Nos vemos lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *