Se você não passou direto em um concurso, calma: você ainda tem chances de trabalhar no serviço público.
Isso porque muitos órgãos trabalham com CR, que é uma espécie de lista de espera para aqueles que tiveram uma boa nota, mas não ficaram dentro da quantidade de vagas de um edital.
Topa saber tudo sobre o assunto? Neste artigo, respondemos estas perguntas para te ajudar:
- O que é CR em um concurso público?
- Como funciona o Cadastro Reserva em concursos?
- Cadastro Reserva vale a pena?
- Concurso pode chamar além do Cadastro Reserva?
No final, deixamos uma dica especial para te ajudar a passar de primeira em um concurso!
O que é CR em um concurso público?
CR é a sigla para Cadastro Reserva, que é composto pelos candidatos que foram aprovados em um concurso público, mas não se classificaram dentro do número de vagas previstas no edital. Ou seja, são aprovados, mas estão “na espera” para serem chamados futuramente, conforme surgirem novas vagas.
Esse CR existe para que órgãos públicos tenham um banco de candidatos qualificados para quando houver demanda, sem precisar abrir um novo concurso e que acelere o preenchimento dos novos cargos.
O que quer dizer 1 CR?
Se você encontrar um edital com “1 CR”, significa que o órgão abriu oficialmente apenas uma vaga e o restante dos aprovados serão mantidos no Cadastro de Reserva.
Muitas vezes, isso não significa que só existe uma vaga realmente. A razão é a seguinte: o Supremo Tribunal Federal obriga que os órgãos convoquem todos os candidatos aprovados em um concurso, até preencher todas as posições listadas no edital.
Para evitar futuros problemas judiciais, alguns órgãos passaram a abrir apenas uma vaga + CR. Na prática, porém, muitos acabam convocando mais do que apenas um aprovado, desde que essa convocação aconteça dentro do prazo de validade do edital, que é de até 2 anos, prorrogável por mais 2 anos.
Como funciona o Cadastro de Reserva em concursos?
A convocação do CR depende das necessidades do órgão. Se você está em CR, pode ser chamado quando houver:
- Aumento de quadro de pessoal;
- Aposentadorias;
- Desistências;
- Exonerações;
- Criação de novas vagas.
Nesses casos, a chamada vai sempre respeitar a ordem de classificação, ou seja, primeiro são convocados os candidatos com melhor colocação.
Cadastro Reserva vale a pena?
Sim, ficar no CR pode valer muito a pena, principalmente em concursos com alta concorrência e grande número de candidatos. Afinal, embora não garanta nomeação imediata, o Cadastro Reserva representa uma oportunidade real de ser chamado para trabalhar no serviço público.
Para concursos que oferecem CR em cargos estratégicos ou com rotatividade alta, a chance de convocação aumenta ainda mais.
Então, se você não se classificou para nenhuma das vagas que já estavam abertas, estar no CR é muito melhor do que ficar fora do concurso completamente.
É garantida a convocação no concurso com CR?
Não, a convocação não é garantida. O CR indica apenas que você está na lista de espera, mas ainda depende da necessidade do órgão e da disponibilidade orçamentária.
Além disso, pode passar um bom tempo até que você receba uma convocação, se estiver no CR — especialmente em órgãos que possuem baixa rotatividade ou poucos cargos efetivos. De qualquer forma, não se esqueça que o CR é uma chance, não uma certeza de nomeação.
Qual a chance de ser chamado no Cadastro Reserva?
A chance de convocação varia bastante de concurso para concurso. Quantidade de vagas, tamanho do órgão, rotatividade de servidores e orçamento disponível influenciam diretamente as convocações de CR.
Para você ter ideia, em órgãos grandes, como tribunais ou universidades federais, há maior possibilidade de chamada, porque a necessidade de pessoal é constante. Já em prefeituras pequenas ou cargos específicos, a convocação tende a ser mais demorada ou até improvável.
Concurso pode chamar além do cadastro reserva?
Sim! Um órgão público pode chamar candidatos além do cadastro de reserva, mas isso geralmente depende de novas autorizações, criação de cargos ou expansão de serviços. Saiba também que esse tipo de convocação não é regra e varia conforme a gestão e planejamento do órgão.
Em alguns casos, inclusive, candidatos do CR são chamados anos depois do concurso original, se houver necessidade e sempre respeitando a ordem de classificação e o prazo de validade do concurso.
Na dúvida, o ideal é que você se esforce para tentar uma boa classificação e ficar dentro do número de aprovados para as vagas imediatas.
Passe direto em concursos
Está prestes a fazer sua inscrição em um concurso público e não quer ficar em CR? Então, já fica por aqui e comece a se preparar com a gente! Olha só: somos uma plataforma de simulados supercompleta, com questões comentadas em vídeo, baseadas nas provas dos últimos 10 anos dos principais concursos do país. Conheça agora:
Sabemos que estudar exige método, então, fica conosco que é sucesso!
 
							
Deixe um comentário