Embora não exista, na legislação, nada específico que impeça uma pessoa com nome sujo de prestar um concurso, ainda assim há brechas que podem sim tornar esse problema um obstáculo na vida de quem deseja assumir um cargo público.

Se esse é o seu caso, este artigo será o seu guia para entender todos os detalhes sobre o assunto e como resolver a situação. Dá uma olhada nas perguntas que vamos responder por aqui.

  • Quem tem nome sujo pode fazer concurso público?
  • O nome sujo reprova na investigação social?
  • Quais concursos pedem investigação social?
  • O que impede de tomar posse em concurso público?
  • Quais as consequências mais comuns de ter o nome sujo?
  • Como regularizar o nome sujo antes do concurso?

No final, ainda deixamos uma dica extra que vai te ajudar a estudar para um concurso a partir de um método eficiente de verdade.

Quem tem nome sujo pode fazer concurso público?

A inadimplência não impede uma pessoa de prestar um concurso público. Caso seu nome esteja sujo, ainda assim você pode participar da prova, já que os requisitos obrigatórios para se inscrever são, em geral:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Possuir nível de escolaridade exigido no edital (varia de acordo com o cargo em questão);
  • Estar com obrigações eleitorais e militares (se for o caso) em dia.

O grande problema do nome sujo é que ele pode trazer complicações em outras fases do concurso. A depender do cargo em questão, ter dívidas sem pagar pode ser visto como um fator impeditivo para a nomeação e a posse — inclusive, é algo que costuma acontecer em carreiras bancárias e policiais.

Quem tem nome sujo pode fazer concurso para banco?

Se você estiver em situação de inadimplência, até pode prestar um concurso para banco, mas pode ter problemas para tomar posse de um cargo, caso receba uma nomeação. Isso acontece pois a lei permite que um edital de concurso exija requisitos adicionais dos candidatos, a depender de qual é a natureza da função a ser exercida. 

Dessa maneira, ter o nome limpo pode ser um requisito, especialmente em cargos que demandam idoneidade moral, ética e financeira. Inclusive, essa exigência costuma ser comum em vagas em bancos públicos e outros órgãos financeiros, já que os aprovados vão naturalmente lidar com dinheiro e políticas antifraudes no dia a dia, por exemplo.

Atenção: essa situação não é uma regra. Ou seja, não necessariamente você vai ser automaticamente desqualificado se o seu nome estiver sujo. O que acontece é que as bancas organizadoras analisam cada caso individualmente e, em geral, consideram a inadimplência como um ponto negativo na avaliação.

Na dúvida, aconselhamos que leia o edital com atenção antes de se inscrever, para ter certeza sobre quais os requisitos da prova e do processo da nomeação.

O nome sujo reprova na investigação social?

Não, ter o nome sujo não é, por si só, motivo para reprovação automática na investigação social de concursos públicos

Restrições financeiras do tipo só podem ser questionadas quando a carreira tem relação direta com gestão de valores, sigilo bancário e confiança financeira. Mesmo nesses casos, não é a simples existência da dívida que vai te eliminar, mas sim situações que coloquem em dúvida sua idoneidade financeira — exemplos comuns são fraudes, estelionato, falência fraudulenta etc.

Na dúvida, se você está com o nome sujo e quer conquistar um cargo público em um banco, nossa dica é que tente regularizar ou renegociar suas dívidas antes da posse, por questões de segurança.

Quais concursos pedem investigação social?

A investigação social é um processo que geralmente acontece nos concursos de carreiras policiais, da segurança pública e bancárias. Ou seja, essa verificação de conduta moral, social e criminal existe principalmente em cargos nos quais se espera que os profissionais sejam idôneos.

Na prática, essa investigação costuma focar em:

  • Antecedentes criminais;
  • Envolvimento em atividades ilícitas;
  • Uso de documentos falsos e omissão de informações;
  • Comportamento incompatível com a função.

A questão do nome sujo entra neste último ponto. Nos bancos públicos, por exemplo, colaboradores devem lidar diretamente com clientes, dinheiro e demais atividades financeiras que requerem idoneidade financeira

Embora a inadimplência não seja um crime grave, ainda assim pode ser um impeditivo ou, pelo menos, contar pontos contra você — a depender de qual concurso você esteja prestando.

O que impede de tomar posse em concurso público?

Esses são alguns dos principais impeditivos na hora de tomar posse de um cargo público:

  • Não estar dentro da idade mínima e escolaridade exigidas no edital;
  • Não apresentar todos os documentos que o cargo requer;
  • Não passar nos exames exigidos para o cargo;
  • Estar com problemas com o título de eleitor ou com o alistamento militar.

No caso do nome sujo, a situação não te impede automaticamente de assumir um cargo. O que acontece é que o fato pode ser analisado com mais cautela pela banca organizadora na hora de avaliar o seu perfil.

Importante: perder prazos também pode fazer com que você não possa tomar posse de um cargo. Por lei, bancas e órgãos que promovem concursos não têm a obrigação de enviar um e-mail ou correspondência para te avisar de que você passou na prova ou recebeu uma nomeação. Essa tarefa é sua responsabilidade. Por isso, fique de olho nas datas listadas no edital para não perder nenhum evento importante.

Quais as consequências mais comuns de ter o nome sujo?

Além das complicações para assumir determinados cargos de concurso público, que tem o nome sujo ainda enfrenta problemas como:

  • Restrição de crédito: é mais difícil pedir empréstimos, cartões de crédito e financiamentos quando o nome está negativado. Isso porque as instituições financeiras são mais cautelosas ao emprestar recursos para quem tem histórico de inadimplência;
  • Taxas de juros mais altas: quando uma pessoa com nome sujo consegue crédito, tende a pagar taxas bem mais altas, já que a instituição considera seu perfil como de maior risco;
  • Dificuldade para conseguir um emprego: isso depende da empresa e da função, mas há casos em que o nome sujo se torna um impeditivo por ser visto como um sinal de irresponsabilidade financeira;
  • Problemas para abrir conta em banco: se um banco faz análise de crédito antes de permitir a abertura de uma conta, quem tem o nome sujo pode ter seu pedido negado.

Como regularizar o nome sujo antes do concurso?

Primeiramente, você precisa identificar sua dívida — algo que pode ser feito no site do Serasa. Depois, pode tentar renegociar a pendência diretamente com o credor. 

Muitas empresas têm políticas definidas para quem precisa renegociar as dívidas. É o caso de alguns bancos, por exemplo, que chegam a oferecer descontos bem altos para que um cliente consiga limpar o próprio nome com mais facilidade.

A depender da pendência, plataformas de renegociação podem ser de grande ajuda também. A Desenrola Brasil é um exemplo — inclusive, a iniciativa é do próprio governo.

Estude para concursos com questões comentadas

Quando tudo estiver certo para você prestar seus concursos públicos, usar questões comentadas em vídeo vai te ajudar a aprender de verdade o conteúdo e conquistar o cargo que deseja. 

Por aqui, temos questões baseadas nas provas dos últimos 10 anos dos principais concursos bancários do país. Topa conhecer?

Sabia que somos a única plataforma que te dá essa ajuda? Nos vemos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *