Quem presta concurso para o Banco do Brasil, tem a opção de escolher entre duas carreiras: a de agente comercial e a de agente de tecnologia. Ambas são abrangidas pelo termo “escriturário”, mas têm rotinas bem diferentes — o que significa que os conhecimentos específicos na prova vão ser diferentes também.
Neste artigo, a gente vai te ajudar a entender se ser um agente comercial do Banco do Brasil é o seu caminho ideal. Olha só as perguntas que respondemos por aqui:
- Qual é a função de um agente comercial?
- Qual a diferença entre escriturário e agente comercial?
- Quantas horas trabalha um agente comercial do Banco do Brasil?
- Quanto ganha um agente comercial do BB?
- Onde um agente comercial do Banco do Brasil pode atuar?
- Como se tornar agente comercial do Banco do Brasil?
No fim, ainda deixamos uma dica imbatível sobre onde estudar para o concurso do BB, com a ajuda de quem realmente entende do assunto e é especialista nas provas desse banco. Bora?
Qual é a função de um agente comercial?
O agente comercial do Banco do Brasil atua na linha de frente do atendimento. Ele é responsável por oferecer produtos e serviços bancários, como contas, cartões, empréstimos e investimentos, além de orientar os clientes sobre soluções financeiras adequadas ao seu perfil.
Basicamente, o profissional nessa função será um intermediário entre o banco e os clientes. Por conta disso, naturalmente terá que lidar com metas de vendas, bastante comuns em instituições bancárias.
Para você ter uma noção mais clara da rotina de um agente comercial, dá uma olhada em algumas das principais tarefas diárias na função:
- Prospecção de novos clientes;
- Manutenção de relacionamentos comerciais;
- Negociação de contratos;
- Busca por oportunidades de vendas;
- Análise de mercado para identificar tendências;
- Participação em eventos e feiras;
- Produção de relatórios de vendas.
Qual a diferença entre escriturário e agente comercial?
“Escriturário” é um termo genérico que se refere a funções administrativas gerais, enquanto “agente comercial” é um cargo específico dentro da função de escriturário. Ou seja, todo agente comercial é escriturário, mas nem todo escriturário atua como agente comercial.
Nesse caso, o agente comercial é aquele que trabalha com atendimento e venda de produtos. No entanto, um escriturário também poderia ser um agente de tecnologia — figura que atua na manutenção e no desenvolvimento de sistemas.
Fique de olho: em concursos bancários, como o do Banco do Brasil, o termo escriturário sempre virá acompanhado da função específica — agente comercial ou de tecnologia, por exemplo. Para ter certeza sobre quais são as vagas abertas, sempre leia o edital com atenção.
Quantas horas trabalha um agente comercial do Banco do Brasil?
No Banco do Brasil, a jornada de um agente comercial é de 30h semanais, ou seja, 6h diárias.
Quando o trabalho se estende para além disso, a instituição deve pagar hora extra ao colaborador, com adicional noturno, se for o caso.
Além disso, se eventualmente esse profissional receber uma promoção e passar a ocupar um cargo de confiança, a jornada muda para 40h semanais.
Quanto ganha um agente comercial do BB?
O salário inicial para a função no BB é de aproximadamente R$3.963,90. Esse valor chega a quase R$6.000 mensais se contarmos os valores do auxílio-alimentação e vale-refeição, que são bem generosos.
Falando nisso, os benefícios são um grande atrativo da carreira bancária, inclusive no Banco do Brasil. Isso porque os ganhos mensais ainda incluem plano de saúde, auxílio-creche, vale-cultura, previdência complementar e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Onde um agente comercial do Banco do Brasil pode atuar?
Enquanto agente comercial do Banco do Brasil, você pode trabalhar em agências físicas espalhadas pelo Brasil e postos de atendimento.
Na dúvida, saiba que o edital do concurso sempre apresenta detalhes sobre as vagas, inclusive as cidades nas quais as vagas listadas estão localizadas.
E tem mais: o cargo de agente comercial é, em geral, apenas a porta de entrada no Banco do Brasil. Isso porque a instituição conta com uma política bem definida de progressão de carreira e programas de desenvolvimento. Então, com o tempo, existe a possibilidade de a sua atuação migrar para cargos de maior prestígio e, claro, maiores salários também.
Como se tornar agente comercial do Banco do Brasil?
Para trabalhar como agente comercial no Banco do Brasil, você precisa passar em um concurso do BB. Como os editais não são abertos em um frequência exata, recomendamos que fique de olho na página oficial da instituição para saber quando o próximo concurso será aberto.
Entre a abertura das inscrições e o dia dos exames, você tem um intervalo de aproximadamente dois meses — período que deve ser usado para se preparar para o grande dia.
Para essa missão, recomendamos usar questões comentadas de edições anteriores do concurso. Dessa maneira, você vai além do gabarito: consegue entender a justificativa por trás de cada resposta, entender na prática o estilo das questões, interpretar melhor os enunciados e evitar cair em pegadinhas.
Se torne um agente comercial do Banco do Brasil com a gente
Nós somos a única plataforma do país com 100% das questões comentadas em vídeo. Por aqui, a gente acelera a sua jornada para conquistar a sua aprovação em concursos do BB, com simulados que te ajudam a absorver o conteúdo de verdade, e a aprender a gerenciar seu tempo e performance. Vamos nos conhecer melhor?
E tem mais: o cadastro é gratuito e, se juntando a nós, você acessa as questões comentadas quando e onde quiser, além de aproveitar recursos que vão te ajudar na sua rotina de estudos, como ferramentas de análise de desempenho. Bora?

Deixe um comentário