O dia de prestar o concurso que você tanto se preparou está chegando? Então, é hora de conhecer as regras que valem durante a prova. 

Essas listas que compilam o que é permitido ou proibido durante o exame servem para garantir a segurança de todos na sala, além de assegurar que nenhuma pessoa faça uso de celulares, colas ou quaisquer outras ferramentas que interfiram no resultado e na performance.

Inclusive, é por isso que reforçamos que você sempre leia o edital antes de se inscrever para um concurso, ou sair de casa para prestá-lo.

Neste artigo, selecionamos as principais dúvidas dos concurseiros sobre a possibilidade de levar uma bolsa junto consigo. Olha só o que respondemos por aqui:

  • Pode levar bolsa em concurso público?
  • Posso levar lanche e água dentro da bolsa?
  • Onde a bolsa deve ficar durante o concurso?
  • O fiscal pode revistar a bolsa do candidato?

Nós prometemos: você vai terminar essa leitura sem dúvidas. E se você ainda está na fase de estudos, fica com a gente até o final — deixamos uma dica de ferramenta que vai te ajudar a conquistar o seu tão sonhado cargo.

Pode levar bolsa em concurso público?

Sim — em geral, não há nenhuma restrição que te impeça de levar uma bolsa consigo no dia do concurso. No entanto, ela deve permanecer embaixo da carteira o tempo todo, fechada e sem acesso durante a prova. Essa regra existe para garantir a segurança e evitar qualquer suspeita de consulta a materiais não permitidos.

Vale lembrar que, em alguns concursos, a bolsa pode ser vistoriada na entrada e o você recebe um envelope porta-objetos para guardar itens pessoais, como celular, chaves ou carteira. Esse envelope também deve permanecer lacrado até o final da prova.

Simulados Premium TopConcursos

É permitido levar bolsa transparente?

Mesmo que sua bolsa seja transparente, ainda assim ela deve permanecer embaixo da carteira e sem acesso durante o exame. Inclusive, bolsas do tipo facilitam a conferência dos fiscais, caso necessário.

Entretanto, não há uma lei geral que exija bolsa transparente para todos os concursos: isso vai depender de cada certame. Na dúvida, confira quais são as determinações do edital em relação a bolsas e objetos permitidos durante o exame.

Posso levar lanche e água dentro da bolsa?

Você pode levar água e lanches leves em concursos, que devem ser retirados de sua bolsa e ser colocados sobre a sua carteira, para que permaneçam visíveis durante todo o exame.

Além disso, outras restrições que você precisa considerar são:

  • Garrafas de água devem ser transparentes e, de preferência, sem rótulo;
  • Embalagens de alimentos devem ser lacradas ou transparentes.

Inclusive, a regra da transparência também vale para as canetas que você vai usar, que devem ser de cor preta.

Importante: essas regras valem para praticamente todos os concursos, no entanto, ainda assim você deve ler o edital do seu, para garantir que vá seguir todas as orientações específicas para o dia da prova. 

Onde a bolsa deve ficar durante o concurso?

Geralmente o edital ou manual de aplicação de provas define que a bolsa deve ficar debaixo da carteira ou sob a mesa, nunca sobre a carteira onde você faz a prova. O objetivo é evitar que objetos dentro da bolsa influenciem ou tentem auxiliar indevidamente o candidato.

No Manual do candidato, por exemplo, ainda é mencionado que o envelope porta-objetos também deverá ser guardado lacrado embaixo da carteira ou em bolsa/mochila. Ao longo da prova, os fiscais normalmente determinam que as bolsas fiquem fechadas e desde o início, além de visíveis ou posicionadas conforme as regras da sala.

Curiosidade: relógios, celulares e quaisquer dispositivos eletrônicos devem permanecer dentro da bolsa durante a prova. Além disso, não é permitido sair da sala com bolsa, mochila junto ou envelope porta-objetos.

O fiscal pode revistar a bolsa do candidato?

Sim — desde que haja previsão no edital ou regulamento do certame. A revista costuma ser feita no momento de ingresso à sala, antes da prova, ou durante as fases de fiscalização (por exemplo, se for necessário verificar se há material proibido). 

Se o edital não mencionar autorização de revista, ainda assim o órgão pode argumentar que adotar mecanismos de fiscalização é compatível com os princípios do concurso (transparência e igualdade, por exemplo). Mas não precisa se preocupar: tudo o que for permitido ou proibido durante o concurso vai estar listado no edital. Se ler o documento com atenção, não vai ter nenhuma surpresa desagradável ou imprevisto no grande dia.

Estude para o seu concurso com a gente

Depois que você se inscrever nos concursos que deseja e entender as regras do dia do exame, é hora de se preparar com a única plataforma com 100% das questões comentadas em vídeo, baseadas nas provas dos últimos 10 anos dos principais concursos bancários. Bora conhecer a TopConcursos?

Estudar para concursos não é fácil, mas a gente te dá uma mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *